A escolha da carreira profissional traz junto com a satisfação do aperfeiçoamento a insegurança da primeira experiência na área. Exercer o que se aprende na teoria aprendida em sala de aula parece simples se visto de fora, mas como a primeira impressão é a que fica, se destaca quem demonstra maior confiança no processo seletivo.

Cuidar da imagem, não apenas com o traje certo para o dia da entrevista, mas nas redes sociais é algo indispensável. Muitos gestores consultam sobre os candidatos antes de tomarem a decisão de os chamarem ou não para fazer parte do time da empresa.

Praticidade é outro ponto pouco exercido pelos brasileiros, o que demonstra maturidade. Por exemplo, se a empresa pede para você montar uma apresentação sobre seus princípios e valores, conte sobre seus princípios e valores, mas hobbies também são bem-vindos. Não precisamos ser radicais, mas muitos futuros estagiários se estendem para falar sobre o peixe de estimação que morreu e desperdiçam o tempo que poderia ser usado para falar sobre a formação pessoal.

Tips-for-your-summer-internship

Para quebrar as barreiras do nervosismo, o controle emocional e um sorriso no rosto podem ajudá-los a chegarem onde quiserem. Para prepará-los, a psicóloga esportiva, Márcia Sermarini, destacou algumas dicas para a conquista da vaga.

  • Conhecer a empresa: É importante saber sobre a empresa, qual o ramo de negócios, público alvo, missão e visão. Saber onde se está entrando e se vai de encontro aos seus interesses futuros.
  • Educação SEMPRE: Por favor, com licença, obrigado. Evite as gírias (Tipo assim! De boa…e aí por diante). Obs: Você pode estar sendo observado até mesmo na sala de espera. Dia tenso, não!?
  • Postura: A forma como nos colocamos, as palavras que usamos, dizem muito a que “tribo” pertencemos. Vestir-se de modo adequado ao cargo, ao setor, que pleiteamos. Porém, tudo isso é apenas “a embalagem” do produto, o mais importante mesmo, é ser honesto nas informações, ser sincero ao falar de suas qualidades e defeitos.
  • Não minta: Se a empresa pede inglês avançado e você tiver o básico é melhor nem se inscrever, uma hora a verdade aparece.
  • Pense fora da caixa: Exercite sua criatividade em dinâmicas em grupo, tente enxergar as coisas por um lado menos óbvio. Desta forma se destacará dos outros participantes.
  • Responda apenas o que for perguntado: Muitos nesses momentos, no afã de querer “vender um produto” exageram nas informações e acabam, ao invés de evidenciar suas qualidades, passando uma imagem de “pessoa soberba”.
  • Demonstre suas habilidades de trabalho em equipe: Lembre-se, as pessoas são dispensadas de um serviço, não por falta de conhecimento, mas por terem dificuldade em se relacionar.
  • Trabalhe o psicológico: Pense nos seus pontos fortes, em tudo aquilo que te caracteriza como sendo uma pessoa “legal”, revista-se dessas qualidades. Pense: Sou uma pessoa esforçada, posso desejar estar nesse ambiente e consigo desenvolver esse trabalho. Confiança sempre!

Mais um semestre se aproxima e esse é o momento para se cadastrar em sites de empregos como a Companhia de Talentos, Across, Vagas, entre outros, ou se cadastrar nos próprios sites de empresas que você almeja trabalhar, quase todos possuem essa seção. Seguindo os passos acima o caminho para o telefone tocar para te chamarem para fazer parte da equipe será curto.