Eu não sei vocês, mas eu adoro aprender com filmes! E nada melhor do que aprender jornalismo com filmes sobre personagens jornalistas ou o dia a dia de um jornal. Se você é como eu que adora um filme, aqui está uma pequena lista de filmes que irão te ensinar as nuances do mundo jornalístico e te dar uma empolgação para conseguir vencer esses 4 anos de estudo e uma carreira linda, apaixonante e extremamente estressante.

1- O Abutre (2014)

Um filme de suspense envolvente do começo ao fim, que mostra a história de um rapaz ambicioso e estranho que descobre o mundo do jornalismo sanguinolento (estilo Datena e Cia), em que quanto mais sangue, melhor. Nessa trama envolvente com um final surpreendente, o jovem jornalista pode aprender muito sobre os limites do jornalismo e o que é realmente jornalismo.

Perguntas como: Será que eu devo invadir a intimidade das pessoas assim? Eu gostaria de ter um momento meu de fragilidade extrema divulgado em rede nacional? Até onde vai o limite do hard news?

2- O quinto poder (2014)

Imagine ter um segredo que pode afetar a vida de várias pessoas e, para piorar, não ter como denunciar sem ser descoberto. Mostrando a ideia da criação do site WikiLeaks, o filme O Quinto Poder, mostra a história de Julian Assange, o criador do Wikileaks, um site onde qualquer pessoa pode disponibilizar ao mundo inteiro qualquer tipo de arquivo secreto anonimamente, sem se preocupar em ser rastreado por alguém ou algum governo. Nem precisa dizer a importância desse filme para um jornalista não é?

3-O mercado de Notícias (2014)

Uma obra cinematográfica diferente e brasileira, o Documentário Mercado de Notícias mistura arte teatral com depoimentos de grandes jornalistas sobre essa mudança no jornalismo moderno. A obra foi vencedora do Prêmio de melhor Documentário no Cine PE.

O roteiro do filme se baseia na peça de Ben Johson, dramaturgo inglês (1572-1637), “the staple of news”, que dá ao documentário uma roupagem nova para o gênero cinematográfico de uma forma engraçada e comparativa com as mudanças antigas do mercado de notícias e a nova forma de “fazer jornal”.

4- Cidadãoquatro (2015)

O longa retrata desde o primeiro contato com Snowden e passa por todo o período em que ele, a diretora e o jornalista Glenn Greenwald, do The Guardian, discutiram como ocorreria o vazamento das informações. Enquanto Snowden era a fonte e Greenwald era o representante da mídia, Poitras era a responsável pelo registro das conversas.

Com cenas rodadas no Rio de Janeiro, em Hong Kong, em Berlim, em Brasília, dentre outras cidades, o longa oferece uma visão ampla e introduz este personagem misterioso que é Edward Snowden, hoje considerado um traidor foragido dos Estados Unidos. Cidadãoquatro não busca canonizar o indivíduo, mas oferecer seu ponto de vista, que é articulado e bem desenvolvido. (fonte : adorocinema.com)

5- O sal da terra (2015)

Quer assistir um documentário com uma mensagem profunda e tocante sobre a natureza humana e a maneira como vivemos essa é a sua escolha do ano. O filme conta a história do Fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que após anos de fotojornalismo das maiores tragedias causadas pela ganancia humana se vê doente emocionalmente e sem esperança. Até que inspirado por sua esposa ele decide começar o projeto Gênesis, que me dá arrepio só de lembrar na profundidade da mensagem simples e maravilhosa que é passada no documentário.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei! Indicações nos coments são bem vindas 🙂