A faculdade chega marcando uma fase inesquecível da vida com novos amigos, festas, muitos textos em xerox, noites em claro e eis que a hora de se envolver com o temido TCC. Se perguntarmos qual a critério mais importante para o trabalho dar certo muitos dirão que é a escolha do tema, mas mais importante que isso é decidir se será individual, em dupla ou grupo.

Esse período será como um casamento, opiniões diferentes, escolhas variadas, possíveis brigas, mas nada se compara ao 10 comemorado juntos. Agora, para dar tudo certo, pegue sua caneta e bloquinho e vamos lá:

A importância da escolha do tema

Pesquise algo inexplorado, nada é mais frustrante do que escolher algo que não desperte surpresa e curiosidade nas pessoas. Você se sairá bem optando pelas áreas você mais se identificou no decorrer do curso, seja por experiências em estágios ou vivência em sala de aula.

Reflita! Em que sua escolha o ajudará ao sair da faculdade? Pense em algo que abra suas portas, há muitas histórias de pessoas que ralam para escrever um livro ou fazer uma grande reportagem e ficam no esquecimento por não persistirem na ideia.

Qual o orientador perfeito?

A afinidade é importante, mas mais ainda é optar por alguém que realmente entenda do assunto escolhido. Se você quer falar sobre a história das telenovelas brasileiras, conhece todas elas, mas precisa de um fundamento teórico sobre o assunto, procure por alguém que te dê essa base. Lembre se que o orientador está ali para orientá-lo, por isso não seja dependente.

 

A elaboração

Primeiramente, planejamento é tudo para a organização da pesquisa, mas o que fazer em cada item?

Título: Como chamar atenção do leitor e resumir sua pesquisa em uma frase, é aconselhável que seja pensado ao fim do projeto.

Introdução e justificativa: Hora de deixar o leitor por dentro do seu tema, tente fisgá-lo, desperte o interesse.

Objetivo: Qual a finalidade do seu projeto? Por que você escolheu esse tema e onde quer chegar com ele? Os objetivos são divididos entre gerais (Como resolver a problemática da pesquisa) e específicos (Quais caminhos o levará a alcançar o objetivo geral).

Você trabalhará em cima dos verbos: contribuir, analisar, descrever, investigar, comparar.

Hipótese: É sua suposição fundamentada para a resolução de um problema. A intenção é comprová-la posteriormente.

Revisão de literatura: Aqui está a parte mais trabalhosa e que mais o ajudará no TCC, a pesquisa mais aprofundada. Achar na literatura algo que fundamente o seu problema. Pesquise sobre tudo que já foi dito, discutido e pesquisado sobre o tema.

Metodologia: Quais são os passos que precisará dar para chegar as respostas do seu problema. Quais os métodos que você irá utilizar para chegar ao resultado.

Cronograma: Sendo organizado ou não na vida, aqui você não tem escolha. Seguir o cronograma é primordial para você ter bem-sucedido em sua pesquisa. Ele deve ser estipulado de acordo com o tempo de pesquisa e pode ser dividido de acordo com os fundamentos de cada pesquisador, em dias, semanas, meses, bimestres, trimestres ou semestres.

Referências bibliográficas: Todos os autores que foram citados em seu trabalho precisam ser listados nas referências.

Agora prepare-se para sua defesa e aguarde o tão sonhado 10.